quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Ao pregador e professor cristão

Jonathan Edwards disse: "Penso ser minha obrigação elevar as emoções de meus ouvintes o mais alto possível, desde que tais sentimentos estejam vinculados a nada mais que a verdade, e que não estejam em desacordo com a natureza daquilo a que estão afeiçoados". Ele pronunciou tais palavras quando fora criticado por fazer parte dos movimentos emocionalistas de seu tempo. Em parte, é até esperado que num reavivamento espiritual como o da época de Edwards as pessoas sejam envolvidas pela verdade de Deus em suas emoções, além do aspecto cognitivo e intelectual da fé. Para Edwards era impossível desassociar uma pregação profunda e doutrinária com o alcance das emoções do ser humano.

Anos depois de Edwards, Charles Spurgeon, considerado como "Príncipe dos pregadores" disse ser improvável que alguém que conheça a Bíblia profundamente não seja afetado por ela em todas as dimensões como ser humano: "Nada faz um homem mais virtuoso que a crença na verdade. Uma mentira doutrinária irá logo produzir uma prática mentirosa. Um homem não pode ter uma crença errada sem em algum momento futuro ter uma vida errônea. Eu creio que uma coisa naturalmente leva à outra". A pregação de profundidade é necessária para que as igrejas locais sejam edificadas e fortalecidades na verdade.

Edwards afirma que "‎se um ministro tem luz sem calor, e entretém seu auditório com discursos eruditos, sem o sabor do poder da piedade, ou sem qualquer manifestação de fervor de espírito, de zelo por Deus e pelo bem das almas, ele pode gratificar os ouvidos de seu povo com coceira e encher sua mente com noções vazias [...] E se, por outro lado, ele for impulsionado por um zelo ardente e excessivo, por um calor veemente, mas sem luz, ele provavelmente acenderá uma chama não santificada em seu povo, inflamando suas paixões e afeições corruptas; mas nunca os fará avançar, nem os conduzirá um passo em direção ao céu, mas os conduzirá rapidamente em direção oposta".

Portanto, o pregador e professor cristão deve(m) ter calor e luz em sua vida. Tais elementos devem aquecer e iluminar seu povo. Sua obra primordial é levar luz à mente e calor ao coração. Ao estimular e inspirar com sua vida e tarefa as mentes e sentimentos das pessoas, certamente as conduzirá à transformações significativas e em mudanças de seus comportamentos. O compromisso de expor a Verdade com autenticidade é indispensável ao pregador e professor cristão.

"Prega a Palavra" [...] "o que ensina, ensine".

0 comentários:

Postar um comentário