quinta-feira, 2 de agosto de 2012

7 sugestões para tornar seu discipulado mais proveitoso



Muitas pessoas pensam que discipulado é apenas um tempo que você passa numa classe ou estudando para ser batizado. O discipulado, porém, é bem mais do que isso. Essencialmente, discipulado significa ajustar sua vida à vida do Senhor Jesus, como nos mostra as Escrituras.
De certa forma, enfatizamos bastante que todos que são recém-convertidos devem passar pelo discipulado – seja numa classe, num grupo ou pelo acompanhamento individual. Mas é certo afirmar que todos nós que nos relacionamos com Deus por causa da morte e ressurreição de Jesus estamos em discipulado. Se você é novo convertido ou já alguém que se considera maduro na fé cristã a questão é: você é um discípulo de Cristo.
Como você está se desenvolvendo como discípulo? Você tem conseguido manter uma constância e disciplina em suas devoções a Cristo? Seu relacionamento com Deus é vivo e dinâmico ou apenas litúrgico e ocasional? Você tem progressivamente absorvido a mente de Cristo? Tem vencido seus medos e dificuldades? Superado as tentações e vencido as provas de fé? Seus relacionamentos são edificantes ou as pessoas se afastam de você? Sua ação evangelística a curto e em longo prazo são eficientes? De certa forma, as respostas que você der a estas perguntas indicaram o nível de discipulado que se requer para que haja amadurecimento.
Se você é um discípulo em crescimento e que busca conhecer a Deus mais do que uma mera religiosidade, aqui vai algumas dicas praticas de como tornar seu discipulado mais proveitoso e intensificar seu relacionamento com o Senhor.

1.    Hora de dormir
Alguém disse que um corpo sadio proporciona uma mente saudável. Já tentou ler um livro ou participar de uma aula depois de duas noites sem sono? Você deve concordar que é no mínimo bem difícil prestar atenção numa aula, leitura ou sermão quando estamos com sono. Os cientistas afirmam que é essencial para a memoria humana e saúde do corpo que tenhamos nosso sono em dia.
Com isso, seu discipulado se tornará mais produtivo, porque com o sono em dia, sua memória, desenvolvimento psíquico e saúde física estarão mais receptivos à Palavra de Deus, aos sermões, aos estudos bíblicos e tarefas eclesiásticas.
É verdade que nem sempre conseguimos mantar “rotina” para dormir. Às vezes nossa mente prega uma peça em nós e nos mantem acordados mesmo quando queremos muito dormir! Todo mundo já passou por isso. No entanto, não devemos levar nossa rotina de descanso na brincadeira. Você tem uma hora certa no dia para dormir? Tem algum “rito” especial antes de ir para cama?

 2.    Tempo na presença de Deus
Outra sugestão para que seu discipulado seja produtivo é dedicar tempo na presença de Deus. Parece chover no molhado falar sobre isso. Afinal, qualquer crente sabe que para ter saúde na vida com Deus é necessário tomar doses diárias da vitamina BO (Bíblia e oração).
Mesmo sabendo que devemos orar e ler a Bíblia todos os dias, nem sempre conseguimos fazer isso. Entre saber que se deve fazer algo e realmente fazê-lo há uma diferença bastante grande.
Geralmente nos deparamos com questões interiores como: “por que eu não consigo manter rotina nas minhas orações?”, “como vou conseguir orar todos os dias se tenho pouco tempo para isso?”, “ah, fulano não conhece minha vida, se conhecesse saberia que é impossível tirar meia hora para Deus no meu dia”, “como ele consegue orar uma hora por dia? Isso é coisa só para pastor!”, “eu até quero ter mais tempo com Deus, mas isso só será possível depois que eu me aposentar”... Talvez possamos enumerar outras inquietações. Qualquer uma delas são bastante comuns quando estamos em busca de um relacionamento sério com Deus. O desafio é: sair do marasmo, da preguiça e começar a fazer o que achamos que é certo que devemos fazer.
Que fique claro que para desenvolvermos um relacionamento com Deus é preciso dedicar tempo com Deus. Fazemos isso através da oração. Mas também da leitura e estudo da Palavra. Tempo com Deus inclui a oração, mas não é apenas a oração em si. Dedicar tempo na presença de Deus envolve responder ao Senhor o que se lê nas Escrituras; incluí a intercessão por pessoas; acrescenta-se um período de clamor ao Pai pelas nossas dificuldades; para-se para pensar na grandeza de Deus e em como ele é; etc. Não espere ter tempo para ter tempo com Deus. Faça este tempo. Priorize! Deus é mais importante que qualquer outra coisa ou pessoa! O discípulo passa tempo com seu mestre!

3.    Estudo sequencial de um livro bíblico
Quando você começa a separar tempo para estar com Deus e este período geralmente é à sós com o Senhor, uma prática que não deve ficar de fora é o estudo diligente da Bíblia. A Bíblia é a Palavra de Deus. É pela revelação de Deus na história registrada na Bíblia que conhecemos quem ele é e como ele se relaciona conosco. Através das Escrituras descobrimos o que Deus pensa sobre qualquer assunto que tenhamos dúvidas ou precisemos de conselhos.
É comum ouvirmos hoje de pessoas que abrem a Bíblia aleatoriamente em busca de uma palavra exata e direta de Deus. A maioria destas pessoas são bem intencionadas e precisam muito ouvir a Deus. Naturalmente, o recurso mais correto e adequado para ouvir a Deus é a própria Palavra dele. Estamos no caminho certo! No entanto, esta prática não pode ser a única maneira de você ouvir Deus falando através das Escrituras. Pois, à medida que crescemos no discipulado temos de descobrir outros níveis de aprofundamento nas sagradas palavras do Senhor.
O nível que falamos agora é bastante elementar. Poderia ser tratado como um nível de s.o.s, onde recorremos ao Pai em momentos de urgentes necessidades. Mas existem outras maneiras de ler a Bíblia e que são igualmente importantes. Pode-se ler a Bíblia biograficamente, sequencialmente, teologicamente, geograficamente, por temas ou tópicos, por correlações entre os testamentos, entre outras formas.
A que sugerimos como um nível intermediário para seu discipulado é a leitura sequencial. Porque através dela você conhece a Bíblia de capa a capa. Não é leitura mais profunda, ela é bem abrangente. A leitura sequencial da Bíblia expõe você à toda a Palavra de Deus, não permitindo que você realize as leituras dos textos que apenas lhe interessam ou são convenientes ao seu discipulado. Este método de leitura nos livra do emburrecimento bíblico e da ignorância à respeito do texto das Escrituras.
A boa noticia para seu discipulado e amadurecimento: ler a Bíblia sequencialmente, em espirito de oração, esperando ouvir Deus, conhecer mais sobre o que ele faz, como ele se relaciona com as pessoas, etc., nos aproxima da presença de Deus. No seu discipulado, ao dedicar tempo com Deus, seguramente você será abençoado se ler a Bíblia sequencialmente. Mãos à obra!

4.    Escola bíblica
Eis aqui um ponto em que muitos discípulos têm falhado! No último relatório da área de ensino da nossa igreja constatamos que temos matriculado na escola bíblica 1188 alunos! Você concorda que é um número quase impressionante. Mas esse número se torna quase inexpressível se tomarmos por base o número total dos membros da igreja. Algo curioso também acontece. Destes 1188 alunos matriculados 610 ainda não são membros da nossa igreja! Traduzindo, cerca de 50% da nossa escola bíblica é frequentada por pessoas arroladas como membros!
Sim, eu concordo com você que temos outros meios de ensino, como as células, grupos de apoio e estudo, o próprio púlpito que é um tempo de exortação, mas de ensino também, etc. Se somarmos os números de pessoas que se envolvem com a Palavra teríamos um contingente bem maior. E isso tudo é uma benção! O que queremos ressaltar para o aperfeiçoamento de seu discipulado é que existem tópicos de aprofundamento bíblico que não são tratados numa célula, e talvez nem mesmo num grupo temático.
A escola bíblica apresenta várias oportunidades para o crescimento do discípulo de Cristo, dentro dos mais diversos assuntos bíblicos e níveis de formação espiritual e ministerial. Se envolva! Se intere dos assuntos! Separe pelo menos um tempo por ano para fazer um curso, uma atualização, um módulo específico.

5.    Célula ou “pequenos grupos”
A vida em célula na igreja nos mostra que o discipulado não se faz apenas com conhecimento bíblico, mas com a prática da obediência ao texto bíblico aprendido. E mais, fazemos isso entre pessoas que se dedicam a servir a Deus! Todo membro da igreja deveria fazer parte de um grupo pequeno, isto é, de uma célula. A célula é importante no processo de crescimento espiritual porque neste ambiente é que o “ferro afia o ferro” e onde desenvolvemos amigos mais chegados que irmãos.
Quando a Bíblia nos fala sobre o ferro afiar outro ferro, ela está dizendo que é através de relacionamentos significativos, pautados e direcionados pela Palavra, que superamos as nossas diferenças pessoais e crescemos em altruísmo, empatia e missão com as pessoas que Deus colocou ao nosso redor. O verdadeiro discípulo de Jesus certamente insiste em permanecer numa célula mesmo quando os conflitos aparecem, porque sabe do valor das pessoas e do que Deus pode fazer quando um se dispõe a “afiar” outro pela prática da Palavra.
Tecnicamente, a célula é como uma maquina de guerra na batalha espiritual que se apresenta na vida da Igreja. Ela é leve, ágil e feroz. Não precisa de grandes estruturas, apenas de uma casa; não necessidade obreiros oficiais como pastores e diáconos: na célula todos podem pastorear e servir uns aos outros; não causa estranheza ou barreiras para as pessoas que precisam de Deus mas não estão acostumadas com a linguagem religiosa das igrejas. Agindo assim, é na vida em célula que você pode se tornar um exímio discipulador, alguém que abençoa vidas e auxilia na evangelização e formação de novos crentes.

6.    Caminhada
Outra prática que pode tornar seu discipulado mais efetivo é a caminhada. Estamos falando da caminhada, literalmente. O discipulado é o caminhar junto com alguém. É Deus caminhando com você. É você no caminho de Jesus. “Caminho” é um termo usado como metáfora na Bíblia e bastante apropriado para nos indicar um processo de relacionamento com Deus e com pessoas. Simplesmente “caminhamos” juntos, prosseguimos num objetivo comum onde somos encorajados uns pelos outros. É bonito e desejável viver isso.
Mas a metáfora da caminhada assume tanta importância de significado porque a experiência da caminhada em si é algo muito importante e ensina grandes lições de vida.
Quem caminha habitualmente, além de auxiliar na saúde física, desenvolve disciplina, senso de observação, cautela ao caminhar, pode caminhar com alguém e conversar com esta pessoa, libera os hormônios vinculados à satisfação e alegria, gerando uma espécie de vicio em exercitar-se – excelente prevenção contra a depressão! Quem caminha em lugares diferentes começa a perceber coisas que nunca tinha percebido antes, quando passava de carro ou viu pela televisão. É muito melhor estar presente in loco para observar e sentir um lugar. A maioria das pessoas que caminham constantemente aprender a não reclamar das dificuldades.
Mesmo que aqui não seja o espaço mais adequado para uma explicação técnica dos benefícios da caminhada é comum a opinião que ela é importante para vida de todo mundo, tanto fisicamente quando mentalmente. Estando “de bem com a vida”, não dúvidas que haverá uma percepção mais adequada do que Deus tem feito em sua vida. Você verá a diferença em seu viver se incluir a caminhada como uma maneira de se relacionar com Deus porque poderá caminhar orando, observando a majestade de Deus e também discipulando alguém, enquanto “caminham”.

 7.    Hora de acordar
Nas palavras de Scott Peck “a disciplina é a caixa de ferramentas básica de que precisamos para solucionar os problemas da vida. Sem disciplina não podemos resolver coisa alguma. Com pouca disciplina podemos resolver poucos problemas. Com total disciplina podemos resolver todos os problemas”. O que torna difícil é que o processo de disciplinar-se e enfrentar as demandas exigidas é doloroso.
É por isso que discipulado é uma palavra relacionada diretamente com a palavra disciplina. No discipulado de Jesus, com ele e entre irmãos, somos constantemente desafiados a deixar para trás aquilo que não condiz com um seguidos de Cristo e a abraçar em nosso estilo de vida as qualidades que nos identificam como cristãos. Por esta relação do discipulado com a disciplina na vida que caminhar, ler, estudar, meditar, orar, ter horários e rotinas, concentrar-se são exercícios que auxiliam profundamente na busca de crescimento espiritual.
Ainda temos de desenvolver disciplina para acordar cedo e tirar tempo para estar na presença de Deus. Por que esta sugestão para incrementar seu discipulado? Por duas razões:
A primeira é que para muitas pessoas é doloroso levantar cedo para ir trabalhar ou até viver! Levantar exige disciplina e propósito. Temos algum proposito mais sublime e desejável do que viver para a gloria de Deus? Para todos, depois de uma noite de sono, do descanso e fadiga é necessário levantar e pôr mãos à obra nas demandas cotidianas. Melhor ainda é acordar depois de uma boa noite de sono, quando o Senhor nos abençoa com aquele sono reparador que nos torna fortes, bem humorados e dispostos a encarar os desafios com fé, assim como Josué e Caleb encararam os gigantes que habitavam na terra de Canaã, antes da entrada do povo.
A segunda razão é porque o horário que você separa para ter tempo com Deus e dedicar sua vida exclusivamente a ele é muito importante. Se você deixar para se relacionar com Deus quando tiver um tempo sobrando, por certo, você não o fará. Não temos tempo “sobrando”. Temos de ser bons gerentes do tempo que Deus nos concedeu. A melhor maneira de servir a Deus com o bom uso do tempo é dedicando tempo de qualidade ao relacionamento com o próprio Senhor, priorizando-o em suas atividades corriqueiras.
Sugerimos que este seu tempo de qualidade seja logo de manhã. Logo ao levantar-se. Antes do café, ou enquanto toma um café com Deus. Sem interrupções. Antes de iniciar qualquer atividade. Na experiência de irmãos que deixaram para depois este tempo, geralmente à noite, antes de dormir, é que a qualidade que depreendem para ler, estudar e orar não é a mesma do que depois de acordar.
É claro que cada pessoa tem um timing diferente e adapta-se melhor a este ou aquele ambiente. Mas a regra básica para desfrutar de um discipulado valioso e crescente é: separe um horário na sua agenda para o tempo com Deus. Invista em sua rotina de modo que todas as coisas venham a convergir para seu momento de encontro com o Pai Celeste.
Finalmente, lembramos que Paulo disse para colocarmos em “ação a salvação de vocês com temor e tremor” (Fp 2.12) e Pedro ensinou que Deus pelo “seu divino poder nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade” (2Pe 1.3). Estes textos estão nos instruindo a uma vida de constante aprendizado e crescimento diante de Deus e das pessoas. Temos de encontrar meios santificados para viver o que a Bíblia nos manda quanto à qualidade de nosso amor pelo Senhor.
Estas sugestões explanadas podem ser incorporadas em seu viver paulatinamente ou todas de uma vez. Um ou outro tópico destes está interligado, ou seja, quando você experimentar um naturalmente experimentará outro. Todavia, não seja displicente na sua santificação.
Seja reconhecido como um verdadeiro discípulo do Senhor. Os discípulos de Cristo, segundo Dallas Willard, são “pessoas que não apenas adotam e professam certas ideias como também aplicam sua compreensão crescente da vida no reino dos céus a todos os aspectos de sua vida na terra”. Sua vida é assim?

0 comentários:

Postar um comentário