terça-feira, 17 de abril de 2012

O discipulado "fast-food"


Jesus respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus’” (Mt 4.4).

Vivemos na época da alimentação espiritual fast food. Não temos tempo para uma alimentação saudável. A correria cotidiana nos rouba tempo, descanso e o cultivo dos relacionamentos. Esperamos que técnicas e modelos fechados de discipulado e ensino bíblico resolvam o anseio por respostas às dúvidas e maturidade espiritual.

Alguns programas de "discipulado" foram diluídos a um método raso, simplista e superficial para atender a necessidade fast food das pessoas. E pior, esses que utilizam os fast foods espirituais não sabem a diferença que existe do alimento sólido, consistente e nutritivo. Por vezes, o ensino sólido, duradouro e saudável é trocado por algo sem substância, momentâneo e superficial. Em outras palavras, preferimos encher a barriga à alimentar-se espiritualmente de modo saudável.

Para desenvolvermos uma alimentação saudável é necessário um compromisso com a saúde espiritual, uma autoavaliação sincera, adaptação de rotinas e reorganização das prioridades da vida. Nem sempre é fácil sair da mesmice espiritual cotidiana, quase mórbida para alguns, para uma disciplina saudável que proporcionará bênçãos duradouras.

Cabe a cada um perguntar: como me encaixo no verdadeiro discipulado de Jesus nos dias hoje?. Ao contrário da filosofia da sociedade "fast-food" e do engano de muitas pessoas do que é o discipulado cristão, encontramos as palavras de Jesus: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim e do Evangelho, salva-la-á (Mc 8.34,35). Discipulado consiste numa caminhada árdua de transformação continua com Cristo para aqueles que foram iluminados pela graça e constrangidos pelo amor de Deus, por meio da negação do egocentrismo e da apropriação das palavras de Jesus. É um processo de amadurecimento constante que exige de nossa parte dedicação a Deus.

Portanto, quando você estiver diante de algum fast-food lembre-se que o conceito do discipulado (ou aprendizado com Jesus) maduro, mais profundo e não fechado é amplo (Mt 28.19; At 20.27; 1Tm 4.13; Hb 12.4-11); não acontece de um dia para o outro, mas é um processo constante e gradativo de transformação na vida daqueles que seguem a Cristo através da obra do Espírito Santo em seus corações (Rm 8.29; 1Ts 5.23); requer certo esforço e santidade de nós (Rm 12.12; 1Pe 1.14,15); e, finalmente, envolve o compartilhamento do amor e perdão que recebemos (Mt 25.40; 1Jo 3.14,16; 1Jo 4.7,8). 

Por favor, para seu próprio bem, não troque a alimentação espiritual nutritiva de Jesus por um fast-food


1 comentários:

Anne disse...

Igor, já tinha entrado aqui várias vezes mas nunca tinha parado pra ler, mesmo, o blog. Gostei muito e pretendo acompanhar. Muito obrigada pelos textos. São muito bons. Me levaram à reflexão e, creio, a crescimento. Deus abençoe você e a sua família. Abs. Anne

Postar um comentário